A obra de M. C. Escher, vista por cerca de três milhões de pessoas em exposições realizadas em cidades como Nova York, Roma, Bolonha, Lisboa ou Nápoles, chega agora à cidade invicta.
A partir do dia 28 de fevereiro de 2019 e até 28 de julho, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto apresenta uma grande exposição retrospectiva, com 135 obras, dedicada ao artista holandês M. C. Escher.
Depois do sucesso da exposição em diversas cidades europeias e nos EUA, a organização – Arthemisia, empresa líder mundial de organização de exposições, e a Fundação Escher – decidiu trazer a mostra à cidade do Porto. “Tivemos a confirmação da grande vitalidade cultural que anima Portugal. Assim, decidimos expandir a exposição à maravilhosa cidade do Porto”, referiu o presidente da Arthemisia, Iole Siena.
Com a curadoria de Mark Valdhuisen, diretor da M. C. Escher Company, e de Frederico Guidiceandrea, um grande especialista da obra do artista, a exposição mostra-nos o percurso criativo do grande génio visionário que encantou a mente dos cientistas e a fantasia dos artistas gráficos, exercendo uma enorme influência no mundo da arte.
Entre os 135 trabalhos, incluem-se célebres obras-primas como “Mão com esfera refletora” (1935), “Olho” (1946), “Três mundos” e “Casca”(1955) ou “Laço de união” (1956).